domingo, 29 de maio de 2011

Um ídolo, Alexandre, O grande

"Só os fortes governam..."

Hoje gostaria de comentar sobre um grande homem, talvez o maior deles, Alexandre Magnum, conquistou 90% do mundo antigo, mais que isso, ele ergueu cidades-estados, valorizou a cultura. Poucos hoje se interessam pro suas conquistas, mas na minha opinião sua biografia inspirou a construção de um grande mito, mito que nasceria 323 anos após sua morte...

Alexandre foi filho de um rei, um soberano que não aceitava o suborno persa aos gregos, um grande rei, Flilipe da Macedônia, Alexandre foi iniciado nos estudos por Aristóteles, tal mestre ajudou a pregar em Alexandre a visão difusa, característica marcante em sua vida.

Com 20 anos, Alexandre perde o pai e herda um exercito profissional forte porem com carência de organização, em dois anos ele conquista o egito e força o grande Rei persa, Dario para um combate no interior do atual oriente-médio, na região chamada de Gaugamela, Alexandre chega a poucos metros de Dario com um golpe de estratégia impressionante, porem vê suas tropas ruirem diante da grande investida dos Persas, antes que Alexandre ordenasse que a cavalaria voltasse Dario recua e foge para as montanhas com seus generais deixando um caminho livre para Alexandre adentrar vitorioso na capital persa, A Babilônia.
Não satisfeito, Alexandre jura perseguir Dario até os confins do mundo, e 1 mês de perseguissão  foram suficientes para que os generais de Dario o traíssem e o deixassem morto, Alexandre jurou vingar Dario, que era admirador de Alexandre e assim como ele um grande homem, e com isso Alexandre adentra com seus exercitos mais adentro conquistando terras na Báctria derrotando os que traíram Dario e erguendo cidades, 18 Alexandrias ele fundou, um império não de ouro ou medo, mas sim de cultura e conhecimento acessível a todos. Em sua marcha ele incorpora os vencidos e agora o exercito que outrora tinha 40 mil homens em Gaugamela, agora somam 100 mil ao chegar à encosta da cordilheira do Himalaia, Alexandre só tinha um caminho a seguir, adentrar na desconhecida Índia que diziam ser 100 vezes mais rica que a Pérsia.
Lá ele é ferido e sofre com revoltas de seu exercito que se recusa a marchar, sendo assim ele retorna à capital, Babilônia, e planeja partir dentro de 2 anos para o norte, conquistaria Cartago e Roma, e com isso mudaria a história do mundo para sempre, porém foi traído pelos seus generais, principalmente Cassandro, que desejava demasiado o poder, conforme comprovado após a morte de Alexandre onde ele declarou guerra contra os outros generais afim de conseguir mais terras e envenenou Roxana, Mulher de Alexandre e o filho mais novo, verdadeiro dono do império.

Isso foi um resumo que fiz da história de Alexandre, aconselho a todos que vejam o filme Alexandre, O grande de 2004. muito bom apesar de cometer alguns erros de história.

UM DOS MAIORES HOMENS DE TODOS OS TEMPOS.
A SORTE FAVORECE OS AUDAZES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário